terça-feira, 19 de outubro de 2010

Body Modification Pt 1 - Tattoo

Como ultimamente vejo que tudo que se trata de modificação do corpo virou "moda", resolvi escrever um pouco a respeito. A tatuagem é uma das maiores formas de expressão artística existentes.



Alguns estudos arqueológicos datam as primeiras tattoos em 4000 a 2000 a.C. realizados no Egito. Na idade média a tatuagem chegou a ser banida pela igreja católica, sendo considerada uma prática demoníaca. Hoje a tatuagem nada mais é do que uma forma de arte.

Pergunta clássica: TATUAGEM DÓI?
R: Dói! e muito! Quem diz que não dói nada mente. Existem partes do corpo que doem menos que outros, mas no geral, a sensação não é das mais agradáveis.

Algumas questões que precisam ser levadas em conta quando for fazer sua tattoo é se o tatuador é realmente capacitado (já fui vítima de um pseudo-tatuador/açougueiro). Se você é daquelas que se apaixona e decide escrever o nome do namorado/marido ou whatever, pense bem a respeito, uma tattoo dura pra sempre... Aliás, tem formas de remover, mas vai te custar uma nota além de deixar uma cicatriz.

Cuidados com sua tattoo.

Filme plástico - Muitos tatuadores recomendam o recobrimento do local da tatuagem recém-feita com plástico de embalar alimentos, por pelo menos três dias. No entanto, nem todos os tatuadores compartilham da mesma opinião, pois alega-se que a pele recoberta por plástico, com resíduos de pele e líquidos (linfa, sangue, tinta, suor) podem gerar uma ambiente propício para a formação de colônias de bactérias. Alguns recomendam manter por no mínimo cinco horas, tempo suficiente para cicatrização inicial, e depois retirar só recolocando à noite para não grudar no lençol, no primeiro ao terceiro dia. Nosso corpo expele um excesso de pigmento nos três primeiros dias, o plástico impede que este excesso endureça em forma de crosta A recomendação de uso do plástico também está associada ao contato da tatuagem recente com tecidos: a cicatrização que pode ocorrer logo após o processo ou à noite, com vazamento de linfa e consequente aderência do lençol ou roupa ao desenho, gera o risco de remoção da camada (epiderme e derme ) superficial onde estão alojadas as tintas. A consequência pode ser a formação de falhas em alguns pontos

Lavagem - Deve-se lavar a região com sabonete neutro durante o banho, após algumas horas, para manter o local limpo, já que a pomada também sairá na lavagem. Além disso, os resíduos podem criar uma superfície de risco por falta de assepsia.

Água - A água é um elemento importante para no processo químico de cicatrização, fazendo parte da cadeia de fixação do colágeno. A pele muito seca pode perder mais células ou demorar mais para cicatrizar. Por outro lado, o excesso de água também prejudica, ao amolecer a casquinha. Por isso, é muito importante não deixar a tatuagem exposta ao sol, não ir à praia, piscinas, saunas, nem tomar banhos longos, e não esfregar com buchas abrasivas ou sabonetes fortes.

Casquinha - Não puxe a casquinha. É o conselho de todo tatuador. Para algumas pessoas, uma tarefa fácil. Para outras, nem tanto: é um ritual viciante e somado à curiosidade, puxar as casquinhas para que "cicatrize logo" pode abrir buracos nos desenhos, mesmo quando a casquinha parece fina e superficial. Além disso, uma coceira frequente devido à retração da pele provoca o desejo de se encravar as unhas no local. Via de regra, jamais arranque a casquinha.

Alimentação - Deve-se tomar cuidado com a ingestão de alimentos que possam causar alergia no período de cicatrização do trabalho, pois em algumas pessoas a pele pode adquirir um comportamento reativo e comprometer o resultado da tatuagem.Costuma-se recomendar a suspensão de alimentos muito gordurosos, carne de porco, frutos do mar, comida japonesa e pimentas.

Sem comentários:

Enviar um comentário